Sabemos que a iluminação natural no imóvel deixa o ambiente mais aconchegante, mas nesse artigo, vamos te mostrar que essa iluminação vai muito além de conforto e estética. Boa leitura!

Quais as vantagens da iluminação natural no apartamento?

A iluminação natural traz diversos benefícios para nossa saúde e é de extrema importância no nosso dia-a-dia, mas, e dentro da nossa casa? Listamos alguns pontos importantes.

Porque a iluminação natural é importante?

Porque a iluminação natural é importante?

1. Colabora na saúde e bem-estar dos moradores

Quanto mais luz solar o ambiente recebe, menos é a chance de proliferação de ácaros e fungos, que são grandes responsáveis por nos causar alergias e problemas respiratórios.

Nós, seres vivos, possuímos um relógio biológico, ele é responsável por regular nossas atividades dentro das 24 horas do nosso dia. Esse processo é chamado de ciclo circadiano e é influenciado principalmente pela luz.

Em um resumo geral, no nosso cérebro existe uma estrutura que recebe sinais da retina quando somos expostos a luz solar, e até mesmo, com a falta dessa exposição. Isto influencia em fatores como:

  • Horário do sono
  • Estado de alerta
  • Pressão sanguínea
  • Metabolismo
  • Temperatura corporal
  • Apetite

Estudos mostram que quando interferimos no nosso relógio biológico, podemos acarretar graves distúrbios de sono, atrapalhar nosso metabolismo e até mesmo o humor.

No trabalho, quando o ambiente não apresenta iluminação adequada, os funcionários podem apresentar menor desempenho, sonolência, ansiedade, falta de agilidade.. Lembrando sempre que a luz artificial, por mais possibilidades que possa oferecer, não substitui os benefícios que a iluminação natural pode oferecer.

2. Traz mais conforto e valoriza o imóvel

A iluminação natural, sem dúvidas faz grande diferença no ambiente. A cada horário do dia, a luz se manifesta com uma característica diferente, proporcionando também, sensações diferentes.

Esse tipo de iluminação torna o ambiente muito mais confortável e estimula tanto a mente quanto a percepção visual das pessoas, visto que a luz do sol permite uma percepção mais ampla do ambiente e que muitas vezes, se torna um diferencial no projeto, tornando-o mais valorizado.

3. Ajuda na economia de energia

Além de tudo isso, colabora também com a redução de custos com energia elétrica, visto que a iluminação natural no imóvel possibilita menor uso de lâmpadas durante o dia. E se aliada a uma adequada ventilação, colabora no conforto térmico, reduzindo o uso de ar-condicionado.

Como deve ser a iluminação natural dos cômodos

É recomendado que, os quartos, receba o sol logo pela manhã, para que ao final do dia esse cômodo não esteja muito quente. Nesse caso, ter varanda auxilia na iluminação e ventilação do ambiente.

A cozinha e área de serviço também podem se beneficiar com a iluminação natural no apartamento. Com com uma boa circulação de ar, proporciona mais conforto e torna mais agradável a execução de tarefas diárias.

Fica claro então, como a luz natural colabora com nossa saúde física e mental. Portanto, fica a dica, de quando for escolher um imóvel, prestar atenção nesses detalhes, para melhor usufruí-lo.