As plantas sempre foram uma das primeiras opções de decoração, por dar um toque especial no ambiente. Mas é preciso escolher as espécies com cuidado, levando em consideração a iluminação, ventilação e estética.

Você já ouviu falar em “Jardim Vertical”? Também conhecido como “Parede Verde”, essa nova tendência entre os paisagistas consiste em harmonizar vasos e plantas nas paredes de ambientes externos e internos, sendo uma ótima opção para quem quer inovar e/ou para quem não possui muito espaço no chão para vasos e plantações.

O jardim vertical cria um ambiente lindo e agradável com sua mistura de plantas, flores, cores e aromas, criando para a sacada ou varanda inúmeras interações com o verde, já que essa tendência não se limita somente a vasos, mas também com plantas ornamentais, canteiros, recipientes e suportes que permitem até mesmo o cultivo de hortaliças e frutíferas.

Você pode montar lindos e diferentes arranjos, usando por exemplo, pedras, pedriscos, fontes, objetos decorativos e artísticos… Usando da sua criatividade para transformar qualquer ambiente em uma aconchegante área de lazer ou sala de estar.
Avalie com cuidado suas escolhas de plantas para aquele tipo de ambiente, são muitas as possibilidades, e tudo deve conversar entre si, aliando a sua decoração, a iluminação, as cores, a concepção do espaço e a beleza natural de plantas e flores. O resultado certamente será um espaço único, aconchegante e especialmente integrado à natureza.

Boas opções para você ter no seu jardim, são samambaias, antúrios, bromélias, espadas de São Jorge, avencas, lírios-da-paz, palmeira licuala, ráfis e pleomele, todas das famílias de suculentas, ervas e temperos e outras. Mesmo tendo algumas restrições vivendo em apartamento, nada nos impede de ter o nosso cantinho verde e aquele contato especial com a natureza.

Vale lembrar que se você optar por colocar seu arranjo em uma parede ao ar livre, procure por suportes adequados e resistes ao sol e chuva, eles podem ser de madeira certificada, alumínio ou fibra sintética. Além de resistir por mais tempo, ele vai dar um toque muito mais especial ao seu ambiente, deixando com aspecto de rusticidade, do ar do campo, ar de cidade do interior, nos aproximando ainda mais da natureza e ampliando nossas áreas de convívio com família e amigos.