A pandemia do coronavírus chegou de repente mudando a rotina e hábitos de toda a população, e junto com ele, trouxe uma grande crise econômica. Com ações caindo e mercado desvalorizado, muitos têm se perguntado “onde investir?”. Vários investidores, com medo de perder seus bens investido, têm procurado por aplicações conservadoras, mesmo que isso signifique um rendimento menor. Alguns setores dificilmente são desvalorizados, e o mercado imobiliário é um deles. Imóveis são umas das formas mais tradicionais de investimento, sejam eles, terrenos, lotes, comerciais ou residenciais. Por isso, hoje trouxemos para vocês 5 motivos de porquê investir em imóveis ainda é uma boa opção.

Investir em imóveis é uma boa opção?

Investir em imóveis é uma boa opção?

Segurança

Em todas as atividades que fazemos durante a vida, há sempre um imóvel envolvido, seja para ir ao supermercado, academia, banco, shopping, salão de beleza, igreja, trabalho, não é verdade? Mesmo na maior das crises, ainda existe procura por imóvel. Também vale lembrar que esse tipo de investimento não é atingido por congelamento pelo governo (como poupança) e nem por quebra de bancos não pode ser congelado pelo governo, como a poupança. Isso torna então, o setor imobiliário, um tipo de investimento estável.

Potencial de valorização

O Brasil tem um déficit habitacional de 7,757 milhões de moradias, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). O dado é de 2015, o mais recente, e tem como base a Pesquisa Nacional Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE. Desde 2009, o déficit aumentou 5,9%, ou 430 mil moradias. Esse crescimento é puxado pelo ônus com o aluguel, que subiu 68%.

Esse aumento provoca uma enorme valorização de imóveis porque as empresas não conseguem atender todas as demandas.

Proteção da inflação

Dentro do setor de construção civil, existe uma espécie de índice chamado Índice Nacional da Construção Civil (INCC), ele serve para atualizar automaticamente as transações do mercado imobiliário, o valor dos aluguéis e outros pagamentos e o valor das parcelas da compra de um apartamento. Dessa forma, você pode investir no setor imobiliário colocar um imóvel seu para alugar, que o poder de compra do seu dinheiro estará protegido.

Renda

Você sabe o que é renda passiva? É quando você “ganha dinheiro” sem precisar trabalhar por ele. O investimento em imóveis, te permite isso, uma renda que não depende do seu esforço, ela trabalha para você. Economicamente falando, é melhor alugar um imóvel, do que pagar altos juros e inflações na compra de um imóvel próprio. Por essa razão, mesmo em tempos de crise, sempre haverá uma procura muito grande por aluguel de imóveis.

Diversificação

Quem é investidor sabe que é muito melhor ter uma diversificação de investimentos, do que apostar somente em um segmento. Assim, o investidor consegue diminuir os riscos. Aquele que investe na bolsa de valores, tem, pelo menos, uma parte do seu dinheiro investido em imóveis, seja ele direto (compra de imóvel) ou indireto (fundo imobiliário).

Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais ainda vale a pena investir em imóveis e quase todo investidor possui recursos investidos nesse setor.

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais, lá você encontra várias dicas sobre imóveis, decorações e construções!